top of page

PROCLAMANDO

O escândalo da graça
Reflexões sobre Oséias
Estou aprendendo que a graça não é como a glória. A graça se aplica em todos os momentos, em todas as posturas. Não espera por nada. Onde há trevas, também pode haver graça. Embora a glória possa requerer reconhecimento, a graça pode permanecer quietamente nas sombras.
O livro de Oséias retrata um quadro maravilhoso de graça:
"Então o Senhor disse a [Oséias]:" Vai, mostra novamente o teu amor a tua mulher, embora seja amada por outro homem e adúltera. Ame-a como o Senhor ama os israelitas, embora se voltem para outros deuses ... '"(Os. 3: 1).
Os israelitas continuaram a desordenar, mas Deus continuou a oferecer graciosamente o perdão.
-
Presente Graça
Às vezes, pecamos mais profundamente do que pensamos que somos capazes. O que piora é que o planejamos. Sabemos que o que estamos fazendo é errado, mas nós deliberadamente escolhemos de qualquer maneira. Talvez pensemos que se Deus realmente quer nos parar, Ele faria isso fisicamente - um raio ou uma camisa de força invisível. Depois, esperamos que Deus nos castigue. Muitas vezes experimentamos consequências, mas Deus ainda nos perdoa - Ele ainda nos oferece graça.
Parece escandaloso porque é. A graça não é algo que inventamos. Não podemos ganhá-lo, não podemos manipulá-lo, e não podemos segurá-lo. Ele nos segura.
Mas onde o pecado aumentou, a graça aumentou ainda mais, de modo que, assim como o pecado reinou na morte, assim também a graça reine através da justiça para trazer a vida eterna em Jesus Cristo, nosso Senhor (Rm. 5: 20-21 NVI).
Raramente fazemos a pergunta teológica: Em que ponto do fim de semana de Páscoa ocorreu a salvação? Quando foi que a graça nasceu? Não havia graça até a luz da manhã de domingo? A graça foi revelada na sexta-feira quando as nuvens se aglomeraram e a terra tremeu? A graça foi liberada quando seu lado foi aberto para jorrar sangue e água? A graça estava se aproximando quando todos no céu desviaram os olhos dele por causa do mal que ele tinha em seu corpo? Ou será que a graça respirava a sua primeira respiração limpa enquanto tomava seu último suspiro irregular e fechava os olhos?
-
Glória futura
Cada momento da vida de Jesus, tanto antes de sua morte quanto depois, é um ato de graça. E cada momento que o mundo existe é um sinal da graça de Deus - uma chance para ele mostrar sua glória.
Embora tenhamos luta, sabemos que nosso futuro é seguro por causa do que Cristo fez. E é glorioso, porque é a sua obra, não a nossa. Paulo diz: "E sabemos que em todas as coisas Deus opera para o bem daqueles que o amam, que foram chamados segundo o seu propósito ... E aqueles que ele predestinou, ele também chamou; Aqueles que ele chamou, ele também justificou; Aqueles que justificou, ele também glorificou "(Rm. 8:28, 30 NVI).
Sua glória pode até ser exibida em nossas falhas. Ele continua a mostrar graça aos pecadores como nós. A graça que nos foi dada no sacrifício de Cristo nos traz a reconciliação com o Pai e a glória de sua criação. Só vemos um vislumbre disso agora, quando Deus nos dá o que não merecemos, mas um dia veremos sua glória plena revelada.
Nossos presentes momentos de graça nem sempre são gloriosos. A graça geralmente não recebe a glória que merece. Mas nestes momentos de graça, Deus está nos mostrando sua glória.
bottom of page