top of page

Liberdade

  • Proclamando
  • Jan 19, 2021
  • 2 min read

Updated: Feb 26, 2021

e a verdade os libertará'”

ree

“Mesmo sabendo que está errado, às vezes penso: 'Se eu não tivesse aceitado a Cristo, teria muito mais liberdade'. E então me aventuro por esse caminho e percebo o quão terrível é. Isso me leva a um lugar muito escuro. ”


Essa declaração profunda e comovente de um amigo me fez perceber que existem inúmeras pessoas que provavelmente se sentem assim a respeito de Jesus. E se, ao contrário do meu amigo, eles não tivessem descoberto a última parte desta declaração? Eles provavelmente estavam caminhando por um caminho mais próximo do legalismo do que o caminho que Cristo imaginou para nossas vidas. Ou eles podem estar tão longe de realmente experimentar a graça e o poder do Espírito Santo que eles ainda precisam ver o quão incrível pode ser uma vida vivida para Jesus.


Jesus promete liberdade:

Então Jesus disse aos judeus que acreditaram nele: 'Se vocês continuarem na minha palavra, serão verdadeiramente meus discípulos, e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará'” (João 8:31 –32).

O que frequentemente omitimos nesta passagem, entretanto, é que Jesus está falando aos que creem. Se você ainda não começou a confiar totalmente em Jesus, o pensamento de que Ele nos dá liberdade é difícil de entender. Alguém poderia perguntar: "Ele não está criando um sistema que nos força a viver de uma certa maneira?" A resposta é não: Jesus está estabelecendo o que será uma resposta natural à Sua graça.


O contexto deste versículo também me faz pensar se alguém que ainda não se sacrificou verdadeiramente por Jesus, além de apenas um simples dízimo, poderia imaginar como é a liberdade com Ele. Os judeus a quem Jesus se dirige já teriam passado por algum tipo de ostracismo social por causa de sua crença nEle - eles teriam entendido que o sacrifício traz liberdade espiritual.


Este conceito não é fácil de entender, mas nos termos mais simples possíveis, Jesus nos liberta dos sistemas religiosos e nos dá o Espírito para nos capacitar para fazer Seu trabalho. Este Espírito nos guia e nos pede que façamos sacrifícios por Ele, mas esses sacrifícios são mínimos em comparação com a vida eterna que Ele nos deu por meio do sacrifício de Sua vida. Esses sacrifícios não se tornam um sistema com Cristo, mas algo que nos esforçamos para fazer porque queremos. Essa é a liberdade do Espírito.




 
 
 

Comments


bottom of page