Disciplina
- Proclamando
- Jan 19, 2021
- 2 min read
Updated: Feb 26, 2021
Pois o Senhor disciplina aquele a quem ele ama.

Eu era uma criança teimosa. Quando disciplinado por meus pais, eu ficava de mau humor por horas depois. Eu não via a disciplina da perspectiva dos meus pais - como algo que me transformaria em uma pessoa madura e amorosa.
Hebreus 12 tem uma lição para pessoas como eu, com uma história de chafurdar na autopiedade quando disciplinado. Aqui, o escritor de Hebreus nos diz que Deus, um Pai para nós por meio da obra de Jesus, nos disciplina para o nosso bem. Para enfatizar isso, o escritor de Hebreus se baseia no livro de Provérbios, onde o Pai instrui Seu próprio Filho.
"Meu filho, não menospreze a disciplina do Senhor, nem desista quando for corrigido por ele. Pois o Senhor disciplina aquele a quem ele ama e pune a todo filho que ele aceita ”(Hb 12: 6; compare com Pv 3: 11-12)
O autor nos diz que ser disciplinado é um sinal do amor de Deus. Significa que Ele está trabalhando ativamente em nossas vidas (Hb 12: 8). Como uma criança castigada, podemos nem sempre reconhecer a disciplina de Deus desta forma. Quando desafiados por nossas circunstâncias, podemos lutar contra eventos que pretendem nos moldar para a santidade e a eternidade. Podemos até evitar nos sujeitar a eles porque não vemos Deus como o autor do evento.
Às vezes, a forma de disciplina de nossos pais nos dá uma visão manchada de seu propósito. Imperfeitos, como nós, eles nos disciplinaram “por alguns dias, de acordo com o que lhes parecia apropriado”. Pode ter sido prejudicial e destrutivo. Mas Deus nos disciplina “para nosso benefício, a fim de que possamos participar na sua santidade” (Hb 12:10). Porque Suas intenções são perfeitas, sabemos que Ele tem em mente o nosso bem final. E podemos abordar a disciplina como um aluno, pronto para aprender como melhor servir a Ele - e aos outros - em Seu reino.
Comments