top of page

Um Tempo pra Tudo

  • Proclamando
  • Jan 19, 2021
  • 2 min read

Updated: Feb 26, 2021

“Para tudo há um tempo e um tempo para cada assunto debaixo do céu” (Ec 3: 1).

ree

O poema mais famoso da Bíblia inspirou escritores por gerações, mas não foi aprimorado. Em poucas linhas curtas e simples, o Pregador pondera sobre toda a vida: nascimento, morte, choro, riso, luto, dança, desmoronamento e construção. A alegria e familiaridade do texto podem nos fazer encobrir o brilho poético de "o assunto debaixo do céu." Mas quando chegamos a “hora de odiar” e “hora de matar”, o romance está - bem, morto. Todas essas emoções e eventos são realmente ordenados por Deus?


A força do poema está no contraste e na repetição. Colocando as estações lado a lado, o Pregador captura efetivamente a extensão e o ciclo da vida humana. Ele não está fornecendo uma lista de experiências que devemos verificar em nossa lista holística de coisas a fazer. Em vez disso, ele está enfatizando uma necessidade absoluta de confiança em Deus.


Embora o mal pareça exercer poder em nossas vidas e nas vidas das pessoas ao nosso redor, Deus está presente. Ele está presente quando experimentamos delícias e quando a tragédia e o pecado nos dominam. Quando experimentamos a morte daqueles que amamos, enviamos um soldado para a guerra ou experimentamos ódio, podemos saber que Deus ainda está se dando a conhecer às pessoas decaídas em um mundo decaído.


Devemos orar para que o Espírito nos ajude a julgar as estações e responder apropriadamente a Ele - com sabedoria, como os advogados do Pregador. Podemos viver com confiança, porque “Ele pôs a eternidade no coração do homem” (Ec 3:11).


Nada nos garante mais disso do que Sua provisão de uma saída para as estações da vida por meio de Seu Filho.





 
 
 

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page